Música: Yuja Wang

No inicio do mês eu assisti pela segunda vez Nodame Cantabile Paris-hen, que é as aventuras (ficou engraçado) de Noda Megumi e Chiaki em Paris. Quando terminei de assistir os 11 episódios, eu lembrei que da Orquestra Sinfônica do Youtube (Youtube Symphonic Orquestra), sim, aquela orquestra que possui vários integrantes do mundo todo e incluindo duas brasileiras. Então no youtube você pode conferir o video não só das brasileiras e também de todos os participantes da orquestra. Enfim… o foco neste post é em uma das convidadas que participou no segundo ato da orquestra com um concerto para piano, seu nome é Yuja Wang.

Wuja Wang

Hoje com 22 anos, a pianista é amplamente reconhecida por combinar espontaniedade e imaginação
sem medo da juventude com a disciplicna e precisão de um artista maduro. Regularmente elogiada por
sua controlada e maravilhosa tecnica, Yuja dominando o piano tem sido descrita como “espantosa” e “sobrehumana” e ela foi elogiada por sua autoriade sobre as mais complexas técnicas de repertório, profundidade de sua percepção musica, assim como suas graciosas interpretações e carismática presença de palco.

Clique em mais, para saber mais sobre esta maravilhosa pianista.

Aos 20 anos de idade, Yuja Wang é uma das mais promissoras artistas da sua geração. Nascida em Beijing em 1987, começou a estudar música e piano aos seis anos. Ingressou no Conservatório Central de Música de Beijing, onde estudou com Ling Yuan e Zhou Guangren. As suas primeiras apresentações públicas tiveram lugar na China, na Austrália e na Alemanha. Ainda na China, foi premiada em muitos concursos regionais. Foi também premiada em concursos de piano em Espanha, na Alemanha e no Japão.

Na sua breve carreira, Yuja Wang concretizou já algumas estreias importantes: em Maio de 1999, actuou em Paris com os vencedores do «Mido», Concurso de Piano Sino-Francês; em Julho do mesmo ano, como aluna e vencedora do concurso de concerto do «Morningside Music Bridge Program», do Mount Royal College, em Calgary, interpretou o Concerto para Piano Nº 1 de Chopin, com a Orquestra Sinfónica de Vancouver. Em 2003 estreou-se com a Orquestra do Tonhalle de Zurique, interpretando o 4.º Concerto de Beethoven, sob a direcção de David Zinman.

Em 2005, Yuja Wang apresentou-se com grandes orquestras americanas: em Fevereiro substituiu Radu Lupu num concerto com a Orquestra do National Arts Centre, sob a direcção de Pinchas Zukerman, sendo logo convidada para interpretar o Concerto Nº 1 de Chopin em Junho. Na temporada 2005-06, actuou também com as Sinfónicas de Baltimore, Grand Rapids e Nova Jersey, e estreou-se no Kimmel Center de Filadélfia e no novo Strathmore Concert Hall, onde interpretou a Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninov, com a Filarmónica da China e o maestro Long Yu.

A sua carreira entrou numa nova fase em 2006, depois de se estrear com a Filarmónica de Nova Iorque, as Sinfónicas de Houston, São Francisco e Chicago, e a Sinfónica NHK, de Tóquio. Yuja Wang actuou com a Filarmónica de Nova Iorque no Vail Festival, juntando-se de novo à orquestra em Tóquio, sob a direcção de Lorin Maazel, para interpretar o Concerto Nº 1 de Liszt. Em Setembro tocou o Concerto em Sol Maior de Ravel, com a Sinfónica de São Francisco e Michael Tilson Thomas. Foi dirigida por Charles Dutoit nas suas estreias com as Sinfónicas de Chicago e NHK, interpretando o Concerto para Piano Nº 2 de Prokofiev.

Em Janeiro de 2007, Yuja Wang visitou Leeds, na Inglaterra, e a Holanda, com a Filarmónica de São Petersburgo e o Maestro Yuri Temirkanov, tendo interpretado o Concerto Nº 1 de Tchaikovsky. Em Maio regressou à China para se apresentar com a Filarmónica da China (Beijing) e a Sinfónica Guangzhou. Realizou o seu primeiro recital em digressão, na Alemanha, em Outubro de 2006.

Yuja Wang frequentou os «Morningside Music Bridge Summer Programs» (1999-2001) do Mount Royal College, em Calgary. Em 2001 e 2002, estudou no «Mount Royal College Conservatory Academy Program for Gifted Youth» com Hung Kuan Chen e Tema Blackstone. Nos Verões de 2002 e 2003, trabalhou com o prestigiado pedagogo John Perry no Festival de Música de Aspen, onde ganhou o concurso de concerto na sua primeira presença. Participa também regularmente no Festival de Música de Câmara de Santa Fe.

Nos últimos quatro anos, Yuja Wang frequentou o Curtis Institute of Music, em Filadélfia, como aluna de Gary Graffman. Em Setembro de 2005, recebeu o prestigioso 2006 Gilmore Young Artist Award.

Artigo: Artigo retirado do site da Fundação Calouste Gulbenkian

Curiosidade: Yuja este ano lançou um álbum chamado Yuja Wang SONATAS & ETUDES com grande obras de Chopin, Scriabin, Liszt e Ligeti, confira a baixo a lista:

Frédéric Chopin (1810 – 1849)
Piano Sonata No.2 in B flat minor, Op.35

1) 1. Grave – Doppio movimento [7:50]
2) 2. Scherzo – Più lento – Tempo I [6:49]
3) 3. Marche funèbre (Lento) [8:25]
4) 4. Finale (Presto) [1:28]

György Ligeti (1923 – 2006)
6 etudes pour piano, premier livre
5) Etude n 4-Fanfares [3:40]

Alexander Scriabin (1872 – 1915)
Piano Sonata No.2, in G sharp minor op.19 “Sonata Fantasy”

6) 1. Andante [8:18]
7) 2. Presto [4:02]

György Ligeti (1923 – 2006)
8 ) Etude No.10 “Der Zauberlehring” [2:15]

Franz Liszt (1811 – 1886)
Piano Sonata in B minor, S.178

9) Lento assai – Allegro energico – Grandioso-Recitativo [12:24]
10) Andante sostenuto [7:45]
11) Allegro energico – Andante sostenuto – Lento assai [11:04]

Asobi: Eu adorei este álbum, ótima qualidade e ótima interpretação. Eu enfim, descobri que a música de enterro, é da autoria de Chopin. Maravilhoso, Yuja surpreende.

Confira algumas performance em video de Yuja.

Sergei Prokofiev – Scherzo from Concerto No. 2 in G minor for Piano, Op. 16

Stravinsky : Petrushka

Anúncios

0 Responses to “Música: Yuja Wang”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Páginas

Categorias

Time is now…

outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Twitter Asobi

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Escutando pelo caminho…

Álbums mais escutados ________________________________ Transmissor - Sociedade do Crivo Mútuo Banda Gentileza - Banda Gentileza Regina Spektor - Far Nana Mizuki - Ultimate Diamond Emilie Simon - The Big Machine Amiina - Kurr Chrono Symphonic

%d blogueiros gostam disto: